Bombeiros do 13ºBBM de Jataí foram acionados para retirar abelhas da espécie Arapuá que estavam causando transtornos em uma residência do setor Jacutinga. O fato ocorreu na noite deste sábado (24/02). Elas se estabeleceram na parede externa da casa e já estavam invadindo seu interior, por debaixo das telhas.
Essa espécie não possui ferrão, contudo, são consideradas agressivas. Elas possuem aparelho bucal cortador, enrolam em nossos cabelos, podendo entrar em ouvido e nariz e sua mordida incomoda bastante.
A Guarnição do ABT 50 empenhada na ocorrência era composta pelos Sargentos Roberto e Assis e Alunos Soldados J. Soares e Cirilo.
Eles orientaram os moradores quanto a importância de afugentá-las no início de sua formação, dando oportunidade para que se estabeleçam em local adequado, evitando seu extermínio.
O Corpo de Bombeiros informa que o extermínio de abelhas é considerado crime ambiental de acordo com a lei N.6905 de 12 de fevereiro de 1998 em seu art.29.
Os bombeiros só exterminam as abelhas quando há risco de ataque em áreas de concentração de pessoas ou em residências, quando ameaçam a vida dos moradores.
Fonte: Rota policial