Dois trabalhadores ainda seguem internados na manhã desta segunda-feira (19), após um vazamento de amônia na indústria da BRF de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Um funcionário identificado como Antônio Cardoso Brandão, de 36 anos, morreu e outros nove foram liberados após serem atendidos em uma unidade de saúde.
A informação sobre a internação e liberação dos pacientes foi confirmada pela TV Anhanguera. Um dos internados, identificado como Manoel Paulino Amorim, de 46 anos, teve múltiplas queimaduras e foi encaminhado para o Hospital do Câncer de Rio Verde. Segundo a unidade de saúde, ele está intubado e tem o estado geral grave.
Outro trabalhador está em observação na enfermaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não teve a identidade divulgada, por isso, o g1 não conseguiu atualizar o estado de saúde dele até a última atualização desta reportagem.
Em nota, a BRF informou que lamenta profundamente o ocorrido e que está prestando toda a assistência aos familiares da vítima e aos colaboradores. Também disse que iniciou uma investigação interna para averiguação do fato, e que, após vistoria, a área atingida foi liberada e as atividades na fábrica foram retomadas ainda na noite de domingo (18).
O vazamento aconteceu na tarde de domingo (18), e o Corpo de Bombeiros foi chamado para o socorro aos funcionários. O tenente Sebastião Junior disse que as equipes encontraram uma “grande nuvem” de amônia.
“Infelizmente, dois deles realizavam um trabalho em altura, o que provavelmente fez com que a saída deles fosse um pouco retardada, de maneira que atingiu gravemente esses dois trabalhadores. Algumas vítimas foram menos graves”, disse.
O delegado Danilo Fabiano disse que a Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o caso. Ele contou que uma equipe da perícia foi requisitada no local para verificar as causas da morte.
Fonte:G1