Os eleitores de Goiás têm até o próximo dia 9 de maio para regularizar a situação do título e poder votar nas eleições deste ano, em outubro. Quem perder o prazo, não poderá ajudar a eleger seu candidato este ano.
Até a data estipulada será possível regularizar questões como título cancelado, expedir o primeiro título, transferência de cidade ou local de votação, pagar multa por não ter votado nas últimas eleições ou o recadastramento biométrico. De acordo com o TRE-GO, todas as 246 cidades do Estado já implantaram o sistema biométrico.
Em Goiânia, para resolver as pendências, é preciso procurar a Central de Atendimento ao Eleitor, situado na Avenida T-7, nº 371, Setor Oeste. O expediente ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. É preciso levar documentos pessoais e comprovante de endereço. No interior, é necessário procurar os respectivos cartórios eleitorais.
O eleitor que não regularizar seu título está sujeito à diversas penalidades como, por exemplo, não poder obter a certidão de quitação eleitoral; não obter passaporte ou carteira de identidade; não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; não poder participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.
Fonte: Jornal opção