Na última quarta-feira, durante a primeira semana do ano de 2024, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou uma importante atualização no FGTS Digital . A plataforma agora possui a capacidade de facilitar aos empregadores a partilha eficiente do cálculo das multas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa novidade mostra-se especialmente útil em situações onde ocorrem vários desligamentos contratuais simultaneamente.
Como funciona a nova funcionalidade do FGTS Digital
O aprimorado FGTS Digital agora possibilita a inserção e processamento simultâneo do histórico salarial de vários colaboradores. Isso é extremamente útil em situações que exigem o pagamento de multas rescisórias, decorrentes de demissões, por exemplo.
Dentro das novas operações para o cálculo em lote, o primeiro passo do empregador deve ser o registro do desligamento do colaborador através do eSocial. Após isso, o FGTS Digital irá sincronizar as remunerações reportadas para visualização e edição de possíveis dados faltantes. Com isso, torna-se possível calcular a indenização devida em cada caso de forma precisa.