Reprodução/Montagem TV Foco)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um anúncio decisivo em seus perfis oficiais nas redes sobre a verdade da antecipação do 13° salário, já que muitos especulam quando será liberado aos aposentados, e para terminar com as dúvidas e boatos, o instituto decidiu cravar a decisão.
Portanto, o anúncio esclarece os boatos que estão rodando sobre a antecipação do abono extra, acontece que o calendário ainda não foi divulgado e as informações em relação as datas são falsas.
“Mais duas informações falsas para atrair cliques. Não foi divulgada a antecipação do calendário de 13º salário e a paralisação ocorrida na quarta-feira (17) foi de peritos médicos e não de servidores do INSS. Fiquem de olho!”, comunicou a instituição.
Normalmente, o recebimento do 13° salário dos aposentados acontece em datas diferentes dos trabalhadores ativos no mercado de trabalho. Apesar de funcionar de forma parecida, ou seja, ser dividido em 2 parcelas, a determinação da data fica a cargo do Governo e pode variar de acordo com a demanda da economia.
O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Por outro lado, o mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.
Todos os trabalhadores que atuam sob um contrato de trabalho regido pela CLT têm direito à gratificação de Natal, ou décimo terceiro salário. Isso quer dizer que trabalhadores urbanos, rurais, domésticos, avulsos e até mesmo aposentados e pensionistas do INSS têm direito ao décimo terceiro.
Quanto é o 13° salário do INSS?
A 1ª parcela do 13° salário corresponde a 50% do valor total do benefício, sem descontos. Para calcular a primeira parcela, basta dividir o valor total do 13° salário por 2.
TV Foco