Google mostrará dados de localização de usuários à autoridades durante a quarentena

Novo recurso lançado pelo Google mostrará a autoridades dados de localização de usuários para ajudá-las a saber se políticas de distanciamento social estão sendo seguidas. A medida funcionará em 131 países, incluindo o Brasil.

Rafael Maciel, advogado especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais, ouvido  pelo jornal Estadão, afirma que a medida é pertinente, mas é fundamental que a empresa tenha cautela para que a privacidade das pessoas não seja afetada.

“Não se pode permitir que qualquer medida seja tomada sob o argumento de que estamos vivendo uma pandemia. Antes de qualquer coisa, é fundamental que as autoridades e empresas tenham cuidado para que nossas liberdades individuais não sejam afetadas”, defende o advogado.

A movimentação do brasileiro em lojas e locais de recreação caiu 71%, na comparação com a média dos mesmos locais nos domingos das semanas entre 3 de janeiro e 6 de fevereiro, de acordo com a primeira versão do relatório, referente ao dia 29 de março. Em mercados e farmácias, esse índice foi de queda de 35%; em escritórios, a baixa foi de 34%. Já nas residências, houve alta de 17% na movimentação.

O Google destaca que dados cedidos e publicados nos relatórios foram agregados e tornados anônimos. Em relação aos cuidados com a privacidade, reforçado por Rafael Maciel, as informações passaram por um processo chamado de privacidade diferencial, com a inserção de um “ruído” aleatório, que não permite a individualização dos usuários. (Com informações do Estadão)

Fonte: Jornal Opção

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *