Apesar do aumento no preço da passagem de ônibus e os custos com educação – pagamento de matrículas, além de compra de uniformes e material escolar, a inflação registrada em Goiânia no início deste ano foi a menor registrada nos meses de janeiro desde 2007, de acordo com o Instituto Mauro Borges. O índice recente foi de 0,21%. Em 2007, 0,05%.
O índice também é menor do que o de dezembro de 2017 (0,55%). Os preços nas áreas de alimentação e habitação ajudaram a segurar a alta.
Economista e gerente de Pesquisas Sistemáticas e Especiais do Instituto Mauro Borges, Marcelo Eurico de Sousa esclareceu que o aumento no setor de educação é esperado em janeiro. No entanto, ele avalia que o crescimento foi maior que o esperado.
Em relação ao transporte público, a passagem de ônibus foi reajustada de R$ 3,70 para R$ 4. Apesar de a alteração ter ficado vigente só nos oito últimos dias, a mudança teve impacto no acumulado do mês.
Apesar dos altos reajustes nessas áreas a alimentação e os custos com habitação caíram. Conforme Sousa, em janeiro, a bandeira da energia elétrica passou de vermelha para verde, por causa do aumento das chuvas, o que proporcionou uma queda de 8,37% nos gastos do setor. O tempo também influenciou nos preço de produtos alimentícios.
Fonte: G1