O Diário Oficial da União (DOU) divulgou, nesta quarta-feira (18), os nomes dos militares que foram dispensados por determinação do governo Lula (PT). Na terça, 40 militares já haviam sido afastados, o motivo da decisão não foi divulgado. Os exonerados atuavam no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e podem retornar para seus antigos encargos.
Ainda nesta terça, o DOU publicou o nome de dois novos militares designados para o GSI. Um irá atuar na Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional, o outro na Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional, ambos da Presidência da República.
De acordo com o atual ministro da Casa Civil do Brasil, Rui Costa, a transição da equipe ficou conhecida como “desbolsonarização” e ficará mais ativa a partir do dia 23, passando por todos os ministérios.
– Vocês têm acompanhado, desde que assumimos, um número grande de troca de pessoas, e assim seguirá. E vocês vão ver essas trocas mais intensas a partir do dia 23, quando eu diria que roda a chave no sistema para que os novos ministérios passem a existir nos sistemas eletrônicos, digitais do governo – disse Rui Costa, após o fim da reunião no Ministério da Defesa.
Fonte:Pleno.News