O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desafiou Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2026, caso o ex-mandatário consiga reverter sua inelegibilidade. Durante entrevista a rádios de Minas Gerais nesta quarta-feira (31), o petista afirmou que “se for comigo, vai perder outra vez”.
Lula comentou a articulação política no Congresso que busca viabilizar uma anistia para Bolsonaro, permitindo sua participação na disputa presidencial de 2026. “Se a Justiça entender que ele pode concorrer às eleições, ele pode concorrer. E se for comigo, vai perder outra vez”, declarou o presidente em entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM BH.
“A mentira não ganha eleição”
O petista argumentou que sua confiança na vitória se baseia no fato de que “não há possibilidade de a mentira ganhar uma eleição nesse país”. Lula criticou Bolsonaro e seus aliados, acusando-os de propagarem informações falsas para enganar os eleitores.
“Não há possibilidade de os blefadores, daqueles que não têm nenhum respeito pelas crianças que ficam na televisão, que ficam na internet acompanhando a mentira deles. Não tem”, afirmou o presidente.
Cenário eleitoral e inelegibilidade de Bolsonaro
Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de 2022. No entanto, parlamentares aliados ao ex-presidente articulam no Congresso uma proposta para reverter a inelegibilidade e permitir que ele dispute as eleições presidenciais de 2026.
Enquanto isso, Lula segue reforçando sua presença em estados estratégicos e já começa a estruturar sua base eleitoral para um possível novo embate com Bolsonaro nas urnas.
Fonte: Conexão Politica