O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou nesta quarta-feira (14) que o presidente Michel Temer vai decretar situação de emergência social em Roraima. Jungmann participou de reunião com Temer e ministros no Palácio da Alvorada para discutir os problemas na região devido ao alto fluxo de imigrantes venezuelanos.
O ministro da Defesa disse que as Forças Armadas passarão a coordenar toda a ação do governo federal em Roraima e o efetivo militar para apoio às questões humanitárias será duplicado, passando de 100 para 200 homens.
As medidas estarão previstas na Medida Provisória que será editada entre quinta-feira (15) e sexta-feira (16), de acordo com o ministro da Justiça, Torquato Jardim.
— Amanhã, no máximo depois de amanhã, será editada uma Medida Provisória sobre o fundamento da emergência social para garantir os meios e os recursos necessários da ajuda federal, disse. Segundo Torquato, o comitê coordenador das ações será criado com representantes de oito ministérios.
Outra medida informada pelo ministro Raul Jungmann foi o envio de um hospital de campanha para o estado com salas de atendimento e cirurgia para dar reforço ao atendimento na área de saúde. O ministro da Defesa acrescentou que serão criados mais postos de controle no interior de Roraima e será ampliado o controle da fronteira na cidade de Pacaraima.
— Não vamos ficar apenas na fronteira. Também vamos colocar pessoal e controle no interior para fazer esse processo de triagem, de apoio ao que está sendo feito, disse.
Fonte: noticias.r7.com