Goiás contabiliza 31 mortes confirmadas por H1N1, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (2), mesma data em que a vacinação contra gripe foi retomada. O estado deu início à campanha de imunização dez dias antes do restante do país, mas as doses disponíveis acabaram na última semana.
As mortes aconteceram em pelo menos 13 cidades – Goiânia, Trindade, Aragoiânia, Hidrolândia, Campo Alegre de Goiás, Jaupaci, Palmeiras de Goiás, Anápolis, Pirenópolis, Carmo do Rio Verde, Rio Verde, Morrinhos e Silvânia. O último boletim do Ministério da Saúde apontou 54 mortes em todo o país no mesmo período.
O número de casos graves da doença chegou a 170. Também foram registradas ocorrências de H3N2 (19) e Influenza B (2). A prevenção para todas essas variações da gripe está prevista na vacina oferecida na rede pública.
De acordo com a SES-GO, 54,61% do público-alvo já recebeu dose que imuniza contra a doença. O último balanço parcial da vacinação, concluído pela Gerência de Imunização e Rede de Frio em 27 de abril, revela que 710.953 pessoas foram vacinadas. A meta é 1.301.902 pessoas.
São considerados integrantes do público-alvo crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa ou estão presos.
A gerente de Imunização e Rede de Frio da SES-GO, Clécia Vecci Menezes, diz que a quantidade de pessoas vacinadas atualmente é significativamente maior do que a apresentada pelo balanço parcial. Isso acontece, afirma, porque que grande parte dos municípios não tem repassado os dados atualizados, o que dificulta a consolidação das informações.
Na tarde de sexta-feira, Goiás recebeu mais 178 mil doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Deste total, 38 mil doses foram disponibilizadas para Goiânia, para o reestabelecimento da vacinação. Aparecida de Goiânia recebeu 9,4 mil.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza prossegue até 1º de junho. O Dia D, no qual podem ser imunizados os integrantes de todos os grupos prioritários, será em 12 de maio.
No momento da vacinação, é obrigatória a apresentação de um documento pessoal. As puérperas devem apresentar, além do documento pessoal, um documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante).
Já os trabalhadores de saúde, professores e trabalhadores do sistema prisional devem apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional, entre os quais contracheque, crachá e outros.
Fonte: G1