Ontem (12), a Prefeitura de Jataí notificou extrajudicialmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), exigindo a reparação imediata da malha asfáltica do trecho urbano da BR 158 que corta Jataí.
Por ser uma rodovia federal, a prefeitura não tem autonomia para fazer manutenção e reparos na via, que é de inteira responsabilidade do Dnit. No entanto, o departamento não tem cumprido com as suas obrigações legais, o que tem gerado diversos danos à pista e, consequentemente, prejudicado o tráfego de veículos e a segurança de motoristas, pilotos e pedestres.
Devido ao problema estar se arrastando há anos, gerando inclusive uma enorme demanda de reclamações dos usuários, que, com razão, não vislumbram uma perspectiva de resolução dos transtornos e de reparação dos danos causados, a Prefeitura de Jataí se viu no dever de notificar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, para que cumpra imediatamente as suas responsabilidades legais.
Caso o Dnit mantenha essa postura de abandono desse trecho urbano da BR 158, mesmo após a notificação extrajudicial, a prefeitura não vê outro caminho senão o de acioná-lo judicialmente, pois é flagrante o caos e os prejuízos gerados à comunidade jataiense, que não pode mais conviver com esse descaso.