Uma operação da Polícia Civil cumpre 16 mandados de prisão, nesta terça-feira (6), contra advogados suspeitos de ajudar presos faccionados em Goiás e no Distrito Federal. A corporação informou de forma preliminar que os presos passaram por exame de corpo de delito e foram encaminhados para a Casa de Prisão Provisória (CPP).
De acordo com informações iniciais, a operação Veritas investiga advogados que facilitavam a liberação de integrantes de facções criminosas de presídios.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil disse que foi comunicada e acompanha a operação. “A Ordem atua para preservar as prerrogativas profissionais e cuida para que os advogados sejam recolhidos em salas de estado maior, conforme prevê a legislação”, disse o comunicado. A entidade disse ainda que não tem informações suficientes sobre o caso para se posicionar sobre a operação.
Equipes da Polícia Civil saíram da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em Goiânia, Anápolis e no Distrito Federal.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pela Polícia Civil. Por isso, o g1 não localizou a defesa para se manifestar sobre a operação até a última atualização desta reportagem.
As formas como esses advogados agiam para ajudar e facilitar a liberação de presos faccionados de presídios serão detalhadas pela Polícia Civil nesta terça-feira.
Fonte:G1