Uma operação da Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (16), dois mandados de busca e apreensão contra um suposto desvio de verbas de combustíveis no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Goiânia. Segundo a polícia, o prejuízo pode chegar a R$ 1,5 milhão.
O g1 entrou em contato com o Inmetro, por e-mail enviado às 13h desta quinta-feira, para pedir um posicionamento sobre o suposto desvio de verba, e aguarda retorno desde a última atualização.
Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Estado de Goiás. Segundo a polícia, os crimes teriam ocorrido entre os anos de 2012 e 2021.
A investigação teve início após uma auditoria interna do próprio Inmetro, que encontrou inconsistências nos gastos com “cartões coringas”, que eram usados para abastecimento de combustíveis dos veículos da entidade.
A Polícia Federal disse que os mandados cumpridos nesta terça-feira têm o objetivo de reunir mais provas, além das já reunidas no inquérito policial.
A PF informou ainda que apura os crimes de peculato e contratação direta ilegal, que, juntos, podem somar até 20 anos de prisão e multas.
Fonte:G1