Sábado (27/10), das 8 às 12 horas, na UBS da Avenida Goiás, a Prefeitura de Jataí, através da Secretaria de Saúde, promove o Dia D de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama. O evento é parte da campanha Outubro Rosa.
Em Jataí, a campanha é desenvolvida pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Saúde da Mulher, em parceria com a Universidade Federal de Jataí (UFJ). Nas ações desse sábado, participarão médicos ginecologistas da Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com os médicos da Rede Municipal de Saúde. Serão realizados, gratuitamente, exames clínicos. Todas as mulheres que comparecerem à UBS da Avenida Goiás serão encaminhadas para exame de mamografia.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza gratuitamente o exame de mamografia, que rastreia com precisão o câncer de mama. A mamografia é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), podendo ser solicitada tanto pelo médico, quanto pelo profissional da enfermagem. Em Jataí, não há fila de espera para fazer o exame. No ato da solicitação, já ficam agendadas a data e o horário da mamografia.
O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. É a segunda causa de mortes, atrás apenas do câncer de pele. Em Jataí, o índice de mortalidade continua alto. Em 2017, a Secretaria Municipal de Saúde registrou seis óbitos por câncer de mama. A boa notícia é que há prevenção. Porém, o índice de mortalidade ainda é muito alto porque devido à agressividade da doença. Contudo, a doença, se descoberta na fase inicial, tem grandes chances de cura . Por isso, a necessidade de engajamento de todas as mulheres da nossa comunidade.
O câncer de mama pode ocorrer também em homens e, embora seja mais raro, representa cerca de 1% da população. Em Jataí, a Saúde Municipal já registrou casos de câncer de mama masculino. Por isso, se o homem tem alguma queixa de dor ou qualquer alteração na mama, deve procurar uma UBS e fazer o exame. No geral, mulheres e homens com “grau de risco”, ou seja, quando possuem parentes de primeiro grau (mãe, pai, irmãos ou filhos) que já tiveram algum tipo de câncer, seja de mama, de ovário, ou qualquer outro tipo, devem buscar a prevenção.
Na campanha do Dia D de amanhã, serão atendidas todas as mulheres e homens na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, ou seja, dos 50 aos 69 anos. Fora desta faixa etária, serão atendidas somente as pessoas que tiverem alguma queixa ou que possua parente de primeiro grau que tenha tido câncer, principalmente o de mama. Neste atendimento, é obrigatória a apresentação do Cartão SUS atualizado.
DIA D DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
Data: 27 de outubro
Horário: 8 às 12 horas.
Local: Unidade Básica de Saúde da Avenida Goiás (próximo à UPA)
FONTE: COMUNICAÇÃO/PMJ