Pacata, acolhedora e segura. Essas são algumas características que os moradores de Anhanguera escolhem para definir a cidade, que é a menor de Goiás e a terceira menor do Brasil, segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a prefeitura, a última “anhanguerina” que nasceu no município completou 20 anos em 2023. O g1 encontrou a moça.
“Eu nasci em casa, não deu tempo de ir para um hospital em Catalão. Eu fui a última a nascer aqui, pelas mãos de uma parteira. Muita gente da cidade foi lá para me ver nascer”, contou Lidiane Aparecida.
Segundo o IBGE, o município, que fica no sudeste goiano a cerca de 270 km de Goiânia, tem 924 habitantes e pouco mais de 55 km². Nascido em Anhanguera, o aposentado Osvaldo Aguiar, de 79 anos, morou em Goiânia dos 18 aos 58 anos. Com a aposentadoria, ele não pensou duas vezes e decidiu voltar ao município.
“A vida aqui é muito mais tranquila, aqui eu crio galinhas, cuido das plantas, aqui não tem crime, é um paraíso. Temos uma qualidade de vida muito boa, temos uma saúde boa, uma comunidade boa. Quem vive em goiânia nessa loucura, quando chega aqui impressiona”, contou entusiasmado.
Ao g1, a prefeitura divulgou que o morador mais velho da cidade é um homem de 94 anos. Osvaldo conhece o homem, que é nascido e criado em Anhanguera desde antes da emancipação de Cumari, que aconteceu em 1953. Na época, inclusive, o pai de Osvaldo, Abel Gonçalves de Aguiar, era subprefeito de Anhanguera.
Emprego
Conforme mostrou a TV Anhanguera, o poder público é quem emprega a maior parte da população.
“Aqui é muito bacana, as pessoas todas se conhecem. Você vai à padaria, num restaurante, todo mundo amigo de todo mundo”, disse Marcelo Paiva, prefeito da cidade.
Turismo
Na cidade, histórias se cruzam no dia a dia dos moradores, que têm como diversão, as praças, um lago formado pelo represamento das águas do Rio Paranaíba e Pirapitinga. Além de restaurantes, bares e praças.
“A cidade é pequena, mas no final do dia e aos finais de semana a gente se reúne na praça, conversa com os amigos, joga um futebolzinho e tá pronto pra começar a rotina no outro dia”, disse Vitor Lucas de Aguiar, à repórter Alyne Braga, da TV Anhanguera.
Saúde
Segundo a prefeitura, não há hospital na cidade, mas a Unidade Básico de Saúde (UBS), conta com cardiologista, cirurgião geral, pediatra, ginecologista, dentistas, psicólogo e fisioterapeuta, por exemplo.
“Está sendo construído agora um laboratório de análise clínicas na nossa cidade, então assim vai ser bem mais fácil para o nosso povo resultados rápidos dos ali com exames clínicos”, explicou Vivianne Alves, assessora de imprensa da prefeitura.
Em casos graves e partos, por exemplo, os moradores são encaminhados para Catalão, que fica a 46 km da cidade.
Censo
Anhanguera só é maior que Serra da Saudade (MG), que tem 833 habitantes, e Bora (SP), com 907. De acordo com o estudo, a população do município diminuiu 9,4% desde o último Censo, em 2010, quando tinha 1.020 habitantes.
Fonte:G1