A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudes bancárias, com o uso de dispositivos de informática, para o desvio de valores depositados em contas das vítimas. Os valores, na maior parte, são do Auxílio Emergencial, pagos durante a pandemia.
A operação foi batizada de Parcela Espúria. Os 20 policiais cumprem seis mandados de busca e apreensão em Rio Verde, no sudoeste goiano, inclusive contra investigados que operam dentro do sistema prisional. O grupo, composto por mais de 20 pessoas, teria feito vítimas em 25 estados do Brasil.
Segundo a PF, a ação pretende ainda identificar aqueles que não se dedicavam diretamente à prática criminosa, “mas que teriam permitido a utilização de suas contas bancárias para realização de transações dos valores obtidos com o crime.”
A instituição destacou que apura crimes de organização criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a 26 anos de reclusão.
Fonte:G1