Piscicultura no Brasil torna-se negócio empresarial

Com produção primária de R$ 5,4 bilhões em 2017 e responsável pela criação de 1 milhão de empregos no Brasil, a piscicultura tem sido extremamente importante para o agronegócio brasileiro. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros. “Crescemos no ano passado uma taxa de 8%. Para um ano difícil como foi 2017 é um bom negócio, mas acreditamos em cenários de crescimento de dois dígitos nos próximos 10 anos”, ressalta.

Segundo ele, é necessário discutir o tema, por se tratar do maior empecilho para a implantação de piscicultura no Brasil. “É muito grande a insegurança jurídica da atividade decorrente de falta de legislação ambiental em alguns estados e legislações fora da realidade em outras. Muitos empresários perdem grandes oportunidades de negócios por desconhecer o segmento. Queremos também alertar as dificuldades que existem para que o piscicultor possa saná-los ainda na fase de planejamento”, diz. Entre os pontos da palestra, Francisco pretende destacar as grandes oportunidades que o segmento apresenta em termos de investimentos no agronegócio. “Estamos em uma fase importante de transição da piscicultura romântica para um negócio com perfil empresarial e regras de mercado”, afirma.

Goiás não teve bons resultados na piscicultura, informa Francisco. “Houve uma redução na produção decorrente do nível do reservatório de Serra da Mesa, mas também da falta de definição que ocorreu em 2016 com relação a política tributária do ICMS. Isso inibiu o produtor de fazer novos investimentos”, enfatiza.

Ele ressalta que para avançar, o setor – não só em Goiás, mas em todo o país – precisa de legislação ambiental compatível com a realidade do agronegócio brasileiro e análises céleres dos processos de licenciamento. “Hoje, o país tem um déficit da balança comercial de pescado da ordem de R$ 1,3 bilhão de dólares. Temos que fazer investimentos e inverter essa balança comercial”, destaca. Para melhorar a competitividade, Francisco acrescenta que é necessário aumentar as escolas de produção e maior grau de tecnologia.

Fonte: Sucesso no campo

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *