Um projeto oferece micropigmentação de sobrancelhas de graça para mulheres com câncer, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. O “Sorriso no seu olhar” tem o objetivo de resgatar a autoestima das pacientes. Todo mês uma mulher é escolhida para fazer o procedimento.
A ação, que vai até o final de 2023, foi idealizada pelo Instituto Olhar Radiante e acontece em parceria com a Associação de Apoio às Vítimas de Câncer do Estado de Goiás (AAVCEG). A triagem das contempladas é feita pela associação, que faz uma análise prévia para saber se a paciente oncológica está apta para passar pelo processo.
A dona de casa Zenaide Pereira Batista, de 50 anos, enfrentou um câncer mieloma múltiplo por 4 anos. Ela está na fila para fazer o procedimento e neste mês seria a vez dela, no entanto, ela cedeu a oportunidade para a amiga Francisca Fernandes da Silva, costureira, que precisava mais.
“Ela sempre vive falando ‘assim que eu melhorar de situação a primeira coisa que vou fazer é a minha sobrancelha desenhada’. Aí eu lembrei dela, mandei a foto para as meninas e elas preferiram fazer primeiro com ela e depois comigo”, disse.
A Francisca viveu um misto de alívio, felicidade e expectativa enquanto esperava para passar pela micropigmentação. Ela, que perdeu uma irmã de 42 anos para o câncer, conta que daqui a dois meses vai descobrir se o transplante de medula, feito em junho, deu certo.
“Me senti muito feliz, porque a minha autoestima vai ficar ainda mais elevada. Eu vou me sentir mais bela do que eu já sou. Nós que estamos nessa situação, perdemos cabelo, perdemos sobrancelha, então, isso é uma coisa maravilhosa que elas estão fazendo por nós”, disse.
O projeto tem a intenção de elevar a autoestima de pacientes que perderam as sobrancelhas durante o tratamento de câncer. A indicação é para mulheres que já tenham concluído o ciclo de quimioterapia.
Kayanne Linhares, que trabalha na AAVCEG, disse que é importante que o projeto aconteça não só durante o Outubro Rosa, que é um mês dedicado a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
“Não somente para o Outubro Rosa, mas pelo resto do ano, por um bom tempo. Elas olham no espelho, elas sentem vontade de sair, de sorrir para todo mundo, elas chegam na AAVCEG já com outro sorriso”, contou.
A designer de sobrancelha Ludmila Dayrell, que é dona de um ateliê em Aparecida de Goiânia e é uma das idealizadoras do projeto, perdeu o pai para o câncer há 14 anos, por isso, fazer parte da ação é ainda mais especial para ela.
“Ele não teve nem chance de tratamento, foi aquele câncer silencioso e quando a gente viu ele faleceu, então, quando eu montei o ateliê com a minha irmã a gente sempre teve esse sentimento dentro do coração de ajudar o próximo. A gente sabe o que ele sofreu e como essas pessoas sofrem. Com autoestima, a gente se sente mais confiança no dia a dia”, disse.
Quem já passou pelo procedimento conta o quanto o olhar cria um brilho diferente. A dona de casa Eloisa Dias Ferreira Morais, paciente que já fez, disse o quanto foi importante para a autoestima dela.
“Vejo a diferença que ficou, eu fico maravilhada. Ele [o câncer] vai ficando para trás mesmo e a gente vai caminhando para a frente”, disse.
Fonte:G1