Projeto que dá nome de Iris Rezende a viaduto é aprovado em Goiânia

O projeto de lei que dá o nome do ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital Iris Rezende a um viatudo foi aprovado na terça-feira (31), na Câmara de Goiânia. Os vereadores aprovaram a matéria por unanimidade durante segunda votação. O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) ainda precisa sancionar a lei.

Ao g1, a Prefeitura de Goiânia disse que, após a aprovação pela Câmara, o projeto é enviado à prefeitura para ser sancionado em até 15 dias.

Na proposta, o viaduto da Avenida Perimetral Norte com Avenida Goiás Norte é nomeado como Iris Rezende Machado. A matéria é de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Clécio Alves (Republicanos).

No projeto, o parlamentar descreve que o objetivo é homenagear a memória e história do político goiano, que morreu em 9 de novembro de 2021 depois de sofrer AVC.

Clécio explica que a sugestão do nome foi inspirada no trabalho e no papel desempenhado por Iris como vereador, senador, ministro da Agricultura e da Justiça, governador de Goiás por duas vezes e prefeito de Goiânia por três mandatos.

Ainda de acordo com o vereador e vice-presidente da Câmara de Goiânia, a previsão é de que o viaduto seja inaugurado no início de junho.

Carreira de Iris Rezende

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.

Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Em 2004, Iris se candidatou à Prefeitura de Goiânia, quando venceu o então prefeito Pedro Wilson (PT).

Fonte:G1

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *