Estudo mostra que startups com nomes únicos e fáceis de pronunciar têm mais sucesso com investidores.
São Paulo – Quem não quer que seu negócio prospere e consiga investimento para crescer? Porém, para isso, apenas um bom produto não basta. Uma pesquisa divulgada pelo Venture Capital Journal mostra que o nome de uma startup pode afetar significativamente a forma como a empresa é vista pelos investidores. A notícia foi divulgada pelo Business Insider.
Nomes fáceis de pronunciar como Google e Uber são preferidos pelos investidores e tendem a receber mais dinheiro, seja no estágio inicial seja num momento mais avançado do negócio.
Já os nomes únicos ganham a simpatia dos investidores principalmente no início do negócio. Segundo o estudo, como no início da empresa pouco se sabe sobre ela, um nome diferente dá a impressão de que há algo especial ali.
Esses nomes criam a percepção de “grande novidade, o que é valioso para quem investe num negócio em estágio inicial”, diz o estudo.
Obviamente, porém, não é porque sua empresa tem um nome único que isso é garantia de sucesso. O Business Insider lembra de pelo menos três casos em que o ineditismo não salvou o negócio, mesmo com nomes tão exóticos quanto Xobni, Oooooc e Bawte.
Quando o negócio já está em estágio mais avançado, porém, não há tanto benefício em ter um nome diferente. Neste momento, os investidores estão mais preocupados em saber quanto a empresa vale de fato, diz o texto.