Em Jataí, todas as Unidades Básicas de Saúde funcionam das 7 às 17 horas, sem intervalo para o almoço, entretanto, para maior acessibilidade da população, nesta terça-feira, 28 de agosto, todas as UBS (postos de saúde) vão estar abertos até às 19 horas. A Secretaria Municipal de Saúde também vai realizar a vacinação “extramuros” nos CMEIs e CEIs do município, para alcançar as crianças que ainda não receberam as doses das vacinas.
Em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (“paralisia infantil”) termina na próxima sexta-feira, 31 de agosto. A campanha é voltada exclusivamente para a vacinação de crianças na faixa etária entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. A meta é vacinar 95% das crianças desta faixa etária. No entanto, em Jataí até o momento a cobertura vacinal é de apenas 70,19%, para o sarampo; e 70,36%, para a poliomielite.
A alta cobertura vacinal, acima de 95% da população alvo, é necessária para evitar que novos casos de sarampo surjam no Brasil, visto que já foram registrados em sete estados neste ano. A vacinação é a única maneira de prevenir o sarampo, e mesmo os adultos que não foram vacinados na infância contra a doença devem procurar os postos de vacinação com tranquilidade e se imunizar. A vacina está disponível gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano.
O sarampo foi uma das principais causas de morte infantil no Brasil, podendo deixar sequelas neurológicas. A paralisia infantil (poliomielite) causa sequelas motoras permanentes. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças para receber as vacinas e evitar que o país, o Estado e o município de Jataí tenham a volta da circulação desses vírus. A vacinação é segura, eficaz e não provoca evento adverso grave, porém, pessoas alérgicas ao ovo de galinha devem se identificar como tal no momento em que for receber a vacina.