Início » Destaque Geral » Sistema Único de Saúde – SUS é discutido em Conferência de Jataí

Sistema Único de Saúde – SUS é discutido em Conferência de Jataí

Nesta quarta-feira (22), foi realizado no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia a VII Conferência Municipal de Saúde de Jataí promovida pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, evento que teve por objetivo discutir a implementação e o funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS e ainda, a respeito do desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde.

Estavam presente ao evento a vice-prefeita de Jataí, Dra. Simone Oliveira Gomes, que no ato, representou o prefeito de Jataí, Vinícius Luz. Presente também o secretário de Saúde, Luciano de Moura Carvalho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Afonso Costa, a promotora de Justiça e curadora da Saúde, Lucinéia Vieira Matos, a subsecretária regional de Educação, Marina Silveira Martins, vários vereadores de Jataí e servidores da saúde e representantes de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a Associação Favos e a Associação Pestalozzi.

Ao usar a palavra, a vice-prefeita, Dra. Simone abordou a importância da discussão do tema pela comunidade e da realização de eventos como esse no Município. Já o secretário de Saúde, Luciano Carvalho, agradeceu a presença de todos e ressaltou que o evento se apresenta como um espaço democrático para elaboração de propostas de melhorias na saúde e que espera que sejam discutidas em conferências de nível nacional.

O público de mais de 200 pessoas já no início do evento, assistiu a palestra “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS público e de qualidade”, ministrado pela bióloga, especialista em docência universitária e microbiologia, técnica de saúde e chefe de educação em Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás (Suvisa), Marta Rozângela Marinho, que enfatizou a importância da qualificação dos profissionais para a melhoria na qualidade do atendimento prestado à comunidade.

Ao final do evento, os participantes se dividiram em três grupos para a discussão dos temas: gestão, saúde da mulher e vigilância em saúde, trabalhos que permitiram a elaboração das diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Saúde, que será levado pelo Conselho Municipal a conferências regionais, estaduais e nacionais.

Por fim, foram definidas, através de votação, as dezesseis entidades de Jataí que terão assento no Conselho Municipal de Saúde.

conferencia_mun_saude8 conferencia_mun_saude13

Veja Também

3ª Caminhada pela Vida será realizada na próxima semana.

A Prefeitura, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que é ligada a Secretaria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *