Início » Destaque Geral » SMT fará campanha de conscientização sobre trânsito em Jataí

SMT fará campanha de conscientização sobre trânsito em Jataí

Quem acompanha as redes sociais da Prefeitura de Jataí, já deve ter visto que várias ações estão sendo realizadas para conscientizar a população, a respeito do correto comportamento no trânsito. Durante todo ano, várias campanhas serão disseminadas, com foco em vários aspectos que envolvem o trânsito, visando promover o respeito às pessoas e suas garantias e a diminuição dos acidentes.

Uma das campanhas será voltada para o respeito ao direito do idoso de uso de vaga especialmente reservada a ele. No entanto, poucos respeitam esse direito e poucos idosos sabem que para que ele ou seu acompanhante, tenha o direito de estacionar na vaga, é preciso portar junto ao automóvel, em lugar visível, um cartão de estacionamento para idoso, conforme prevê a Resolução 303 de 2008, do CONTRAN.

Saiba como obter o cartão

Quem tem direito?

Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores.

Como solicitar o cartão?

O idoso deve comparecer à sede da SMT munido de cópias do Rg e do comprovante de endereço

Como utilizar o cartão?

O cartão só pode ser utilizado pelo titular, com acompanhante ou não; O cartão utillizado deve ser original; O cartão é válido para o estacionamento em vagas exclusivamente para idosos; Para a utilização do cartão, devem ser respeitadas as regras de trânsito e as regras impressas no verso do cartão; Os veículos estacionados nas vagas a idosos devem exibir o cartão sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima; O uso incorreto do cartão e o desrespeito à regras de trânsito e a sinalização local, sujeita o infrator a medidas administrativas, penalidades e pontuações na CNH previstas em lei.

O cartão pode ser suspenso ou cassado?

Sim. O cartão de autorização poderá ser recolhido e o ato da autorização suspenso ou cassado, a qualquer tempo, a critério do órgão de trânsito, se verificada irregularidade em sua utilização;

Veja Também

Nuvem de gafanhotos: Argentina diz que controle químico foi satisfatório

Segundo relatório divulgado pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *