Pelo menos seis pessoas morreram no sul da Alemanha por causa das inundações provocadas pelo forte temporal que castigou a região na noite de quarta-feira (1), elevando para dez o total de vítimas desde o último fim de semana.
A polícia do estado federado da Baviera informou que encontrou na noite de quinta-feira o corpo de um homem, de 65 anos, em Simbach, onde tinham sido recuperados os corpos de outras quatro vítimas. Na vizinha Julbach, as equipes de resgate acharam o corpo de uma mulher de 80 anos.
As autoridades continuam procurando um casal de aposentados que desapareceu na região, enquanto começam a realizar os trabalhos de limpeza. “O mais importante hoje é restabelecer amplamente o fornecimento de água potável e a rede de estradas”, declarou nesta sexta-feira uma porta-voz do distrito de Rottal-Inn.
Até quinta-feira, as autoridades conseguiram restabelecer o fornecimento de energia elétrica nas localidades mais afetadas pela chuva no sul do país, as cidades de Simbach, Triftern e Tann.
Ainda há muita lama nas ruas. “O problema é que precisamos tirar o barro rapidamente. Quando ele já está seco, fica duro como uma pedra”, explicou um porta-voz da Defesa Civil.
No entanto os danos provocados pelas inundações no distrito de Rottal-Inn estão na casa das centenas de milhões de euros.
Na manhã desta sexta-feira, o temporal deu uma pequena trégua, apesar de o Serviço Alemão de Meteorologia prever fortes chuvas ao longo do dia em toda Baviera. Porém, é improvável que as regiões inundadas voltem a ser afetadas pelo problema.
No estado federado da Renânia do Norte-Vestfália, no oeste do país, o rio Issel ameaçava transbordar e inundar parte das cidades de Isselburg e Hamminkel. Mas, com a trégua, o nível da água voltou a diminuir quase um metro.
Na Renânia-Platinado, os porões de várias casas ficaram inundados, e os bombeiros tiveram que bombear a água. Além disso, resgataram várias pessoas que ficaram isoladas devido às inundações.
O temporal tinha provocado a morte de quatro pessoas no último fim de semana em Baden-Württemberg e provocado grandes estragos tanto neste estado federado quanto na Baviera.
Fonte: G1