Um soldado do Exército Brasileiro de apenas 19 anos morreu, na última segunda-feira (19), durante um treinamento aquático no Comando de Operações Especiais (Copesp), no Jardim Guanabara, em Goiânia. De acordo com um comandante da instituição, Khaleby Ribeiro Alves dos Santos chegou a ficar cerca de dois minutos submerso. Ele foi socorrido pelos mergulhadores e levado para o hospital, mas não resistiu.
Khaleby era soldado de efetivo variável (EV) e havia entrado na instituição neste ano. Segundo o comandante, na tarde de ontem, segunda-feira (19), o jovem participava da instrução de natação no tanque aquático do Copesp quando submergiu e não voltou à tona.
Ainda conforme o militar, o soldado foi retirado inconsciente da água e atendido pela equipe de saúde do Copesp. Ele foi levado pelo Samu para o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), mas, segundo a unidade, teve a morte confirmada no mesmo dia.
Ao g1, a Polícia Científica informou que, às 9h02 desta manhã, o corpo de Khaleby ainda estava no Instituto Médico Legal (IML).
Em nota, o Comando de Operações Especiais lamentou a morte de Khaleby durante instrução de técnicas aquáticas realizadas no Complexo Aquático. A instituição destacou que “todos os procedimentos administrativos estão sendo tomados, dentre eles, a instauração de Inquérito Policial Militar, no intuito de melhor elucidar os fatos”.
Ainda segundo o Comando, providências com relação ao velório e sepultamento também estão sendo tomadas, seguindo os desejos da família.
“Neste momento de consternação e pesar, a família militar expressa todo sentimento aos familiares e amigos e presta todo o apoio psicológico, espiritual e de assistência social aos seus familiares […]. Os integrantes do COpEsp sentem-se consternados pela perda e rogam a Deus pelo conforto da família.”
Outra morte
A morte de Khaleby Ribeiro em um quartel do Exército, em Goiânia, não foi a primeira. Em janeiro de 2013, um militar de apenas 20 anos de idade também morreu após se afogar na piscina da Brigada de Operações Especiais.
Na ocasião, o Exército informou que Kevin Alexandre Vaz dos Santos, assim como Khaleby, participava de uma instrução de natação, e que ele se afogou durante os exercícios praticados na piscina.
A instituição destacou que o militar havia passado por todos os exames necessários para o treinamento. Na época, o pai de Kevin disse acreditar que o filho havia sido vítima de uma fatalidade.
Fonte:G1