Startup vende seu carro usado em 1 hora sem dor de cabeça

Vender um carro usado costuma ser uma tarefa árdua. Se você optar por vender na internet, terá de negociar com pessoas que não conhece, e às vezes até deixar que um desconhecido dirija seu veículo para um test drive. Caso opte por vender para uma concessionária, pode perder alguns fins de semana em busca de uma que ofereça um bom valor pelo automóvel.

A startup InstaCarro oferece uma solução para este problema. A empresa promete fazer uma avaliação rigorosa do seu veículo e vendê-lo através de umleilão online com oferta para mais de 400 lojas e concessionárias do Brasil, garantindo o melhor preço possível. O processo todo dura apenas uma hora e você já sai com o dinheiro na conta.

Parece mentira, mas não é.

Fundada no final do ano passado, a empresa traz para o Brasil um modelo de negócio que já faz sucesso nos Estados Unidos e na Europa. O negócio recebeu investimento semente de 3,5 milhões de dólares vindo dos fundos Lumia Capital e Tekton Ventures, FJLabs, além de investidores-anjo.

A ideia é ser um estoque online para concessionárias e lojas de veículos usados, que se beneficiam da inspeção feita pela InstaCarro e também contam com algumas vantagens na negociação.

Venda em uma hora

Para o vendedor, em geral uma pessoa física, o principal benefício está na rapidez e na transparência da negociação. O CEO e co-fundador Diego Fischer conta como funciona a venda:

“O cliente traz seu carro, a gente faz a inspeção, fotografa, coloca na internet e as lojas que começam a fazer ofertas. Junto com as informações online, temos uma equipe que entra em contato com possíveis compradores por telefone para oferecer o veículo. Ao final de uma hora, a gente fala para o cliente qual foi a maior oferta e cuida de toda burocracia.”

Se o cliente aceitar o lance oferecido, deve ir ao cartório para assinar o documento de transferência do carro e voltar à sede da InstaCarro com o documento em mãos para receber o depósito. O automóvel então passa para o nome da própria InstaCarro para só então ser vendido para a concessionária, o que reduz a burocracia.

O melhor de tudo: o serviço é gratuito para o vendedor.

Inspeção garantida

A inspeção do veículo é feita em apenas 30 minutos e confere 150 itens. Para dar conta da avaliação em tão pouco tempo, a empresa desenvolveu um aplicativo que guia o avaliador de forma inteligente por todos os pontos importantes do carro. As fotos do veículo são feitas já neste processo.

“O mercado de carros usados sempre teve esse problema. O comprador nunca sabe direito se o veículo já foi batido, se o motor foi recuperado, muitas vezes nem as lojas mais experientes conseguem detectar”, afirma Fischer.

Portanto, a inspeção da InstaCarro traz uma boa vantagem para as lojas compradoras. Segundo o executivo, caso o veículo não esteja no estado descrito pela inspeção, a loja recebe o seu dinheiro de volta (sem prejuízo para o vendedor do veículo).

Outra vantagem é a possibilidade de comprar apenas os carros que interessam à loja. “Muitas vezes, lojas pequenas de bairro precisam negociar lotes de veículos com as concessionárias maiores para conseguir os carros que desejam, o que pode significar modelos parados por muito tempo no estoque. Com a InstaCarro elas podem comprar apenas o que realmente interessa”, explica Fischer. A cada transação, as lojas e concessionárias pagam uma taxa para a InstaCarro.

50% ao mês

O negócio tem dado certo. A InstaCarro não divulga valores de faturamento, mas afirma que cresce entre 30% e 50% ao mês. A empresa tem em média 200 agendamentos de venda por dia. Com 40 funcionários, a startup tem atualmente 20 vagas em aberto.

O crescimento da empresa se reflete nos planos para o futuro. Hoje o centro de inspeção da empresa funciona num espaço no Itaim Bibi. Porém, a intenção é abrir oito novos espaços em São Paulo e pulverizar o atendimento pelas regiões da cidade.

Outra possibilidade para o futuro é atender também pessoas interessadas em comprar um usado – hoje, apenas lojas e concessionárias participam dos leilões. “Nada impede que mais para frente a gente faça uma parceria com concessionárias para oferecer os carros delas”, afirma Fischer.

Fonte: Exame

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