Testagem em massa da Covid-19 ocorre em 13 municípios goianos até o final desta semana

Oito municípios goianos já começaram as testagens para Covid-19 com base no sistema de triagem “Dados do Bem”. Até a próxima quarta-feira, 5, outras cinco cidades iniciarão a operação. Até o final da semana, serão 13 municípios, incluindo Goiânia, que já realiza há uma semana os exames.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, ao todo serão 78 municípios selecionados para fazer a ampla testagem, com pacientes que passaram por triagem do aplicativo “Dados do Bem”. As cidades terão entrada gradual no programa, conforme assinatura do termo de adesão. O processamento dos exames será ampliado, podendo chegar a mais de quatro mil testes por dia em todo Estado.

Já testam Americano do Brasil, Aragarças, Hidrolândia, Nova Crixás, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio de Goiás e Vianópolis. A partir de amanhã, também começarão a monitorar Ceres, Rubiataba e Valparaíso de Goiás. Na quarta-feira, Bela Vista e Crixás.

Quem tem interesse em participar deve baixar o aplicativo “Dados do Bem” no celular e responder a um questionário. O próprio aplicativo, por meio de inteligência artificial seleciona quem está apto a ser testado. Quem receber indicação para teste, receberá um voucher com QR Code. Toda a comunicação é realizada por meio do próprio aplicativo, com as orientações do teste.

A ampliação da testagem e do monitoramento é uma parceria do Governo de Goiás com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), que doou os kits e vai fazer a análise dos testes. Até a manhã desta segunda, 3, 26.176 goianos haviam realizado download do aplicativo. Destes, 16.,058 são de Goiânia. Os testes na capital são agendados para o Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp) e na Unidade de Saúde da Família (USF São Francisco). A Prefeitura de Goiânia estuda liberar os testes em outras três unidades de saúde.

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *