Para começar bem o ano a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), aderiu ao Programa Laço Amarelo, o qual é voltado para a atenção que motociclistas devem ter em ruas e rodovias. O tema desse mês lembra que andar de moto é muito bom e prático, mas também é perigoso, e, por isso, estar sempre atento é fundamental.
Um dos principais cuidados para quem está sobre duas rodas é estar bem equipado. É natural que, com a elevação de calor na maior parte do ano, muitas pessoas não gostam de se vestir adequadamente com roupas grossas ou mesmo sapatos fechados para pilotar a moto. Jaqueta, luvas, calça, calçado fechado, capacete justo e afivelado na cabeça, são essenciais para que o motociclista fique bem protegido.
Aos motoristas de carro, é importante lembrar que devem sempre usar a seta e olhar no retrovisor antes de fazer qualquer manobra, assim como os motociclistas também. Dessa forma, todos que dividem a rua ou a rodovia, irão saber qual sua próxima atitude. Para o motociclista, esses cuidados podem valer a vida, por isso, é preciso que o motorista nunca deixe de sinalizar suas intenções no trânsito.
Uma atenção especial para quem está de carro, são os pontos cegos que os veículos grandes e pequenos possuem. Por causa deles, as vezes não é possível enxergar se há alguém do lado. É muito importante que o condutor olhe várias vezes nos retrovisores antes de realizar qualquer manobra. Este ato simples diminuirá muito os casos de acidentes no trânsito.
Outra dica importante para os motociclistas é que nunca trafeguem entre os carros, fazendo o chamado “corredor”. O correto é que o motociclista ocupe a faixa no lugar do carro, e nunca entre eles. Trafegue entre os carros somente quando o trânsito estiver lento ou parado e mesmo assim, em baixa velocidade.
É fácil ver em muitas ruas e estradas, motociclistas abusando da velocidade, como por exemplo, usando o celular enquanto pilota, desrespeitando a sinalização, pilotando descalço ou com o capacete solto na cabeça. Esses condutores estão sujeitos a sofrer um grave acidente, arriscando a própria vida, e a de demais pessoas.
A regra é a mesma para todos; respeitar quem vai do seu lado, seja um motociclista, motorista, ciclista ou pedestre. Só assim é possível diminuir o número de acidentes pelo país. Faça sua parte, um trânsito seguro só depende de você!