A SpaceX, a empresa de foguetes liderada pelo bilionário Elon Musk, realizou o lançamento da Starship nesta quinta-feira (6). A Starship é a maior espaçonave do mundo, como mostrado no momento da decolagem. A empresa informou que o propulsor (a parte inferior do veículo espacial) pousou com sucesso no Golfo do México. Na tentativa anterior, que havia sido a mais bem-sucedida até então, o propulsor não conseguiu pousar conforme o previsto, de acordo com o New York Times.
Este foi o quarto experimento da SpaceX com a Starship. Embora o voo não tenha transportado passageiros, a nave está planejada para futuros voos tripulados. A empresa tem feito progressos significativos em seus testes com a Starship.
O terceiro voo, em março, foi o mais bem-sucedido até o momento: a nave se separou do foguete e quase completou o retorno à Terra. No entanto, 50 minutos após a decolagem, a empresa perdeu contato com o veículo.
De acordo com a companhia, o objetivo desses testes práticos é obter informações essenciais para construir um sistema de transporte capaz de levar pessoas e cargas à órbita terrestre, à Lua e a Marte, por exemplo.
Além disso, a Starship também será utilizada para o turismo espacial. No entanto, uma das missões planejadas, na qual o bilionário Yusaku Maezawa viajaria com artistas convidados, foi cancelada devido a atrasos na SpaceX.
Starship — Foto: Arte/ g1