A SpaceX, a empresa de foguetes liderada pelo bilionário Elon Musk, realizou o lançamento da Starship nesta quinta-feira a partir da base de testes em Boca Chica, Texas, Estados Unidos. A Starship é o maior e mais poderoso foguete já construído. O conjunto, composto pela nave Starship e o booster Super Heavy, decolou às 9h20 (horário de Brasília) e conseguiu fazer um pouso suave do booster intacto pela primeira vez no Golfo do México.
O terceiro voo do foguete, em março, foi considerado o mais bem-sucedido até então. A nave completou sem erros a primeira etapa do voo e chegou ao espaço para executar uma série de testes em trajetória suborbital. No entanto, como o diferencial da Starship é sua capacidade de reutilização, a missão não estava completa. Durante a etapa de reentrada, a empresa perdeu contato com as duas partes do conjunto.
Segundo a companhia, o objetivo dos testes práticos é obter informações cruciais para construir um sistema de transporte destinado a levar pessoas e cargas para a órbita terrestre, a Lua e Marte. O quarto voo da Starship visa nos aproximar rapidamente de um futuro totalmente reutilizável. Para alcançar esse objetivo, várias atualizações de software e hardware foram implementadas para aumentar a confiabilidade geral e abordar as lições aprendidas com o terceiro voo, de acordo com a SpaceX.
Características da nave Starship:
Último ensaio geral antes do segundo voo de teste — Foto: Divulgação/SpaceX
- Altura de 120 metros e diâmetro de 9 metros
- 33 motores no booster e seis motores na nave Starship
- Capacidade para transportar até 100 pessoas
- Projetada para ser totalmente reutilizável
- Transporte de até 250 toneladas em modo descartável e 150 toneladas em modo reutilizável
FONTE: terrabrasilnoticias