5,6 mil moradores de Goiânia vão fazer teste para Covid-19

A Prefeitura de Goiânia começa no sábado, 9, a testagem rápida da população de Goiânia para Covid-19. O inquérito sorológico – pesquisa para identificar a contaminação das pessoas pelo coronavírus (SARS-Cov-2) – será realizado em quatro etapas. Em cada uma delas serão testadas 5,6 mil pessoas, sendo 800 por distrito sanitário, totalizando 22,4 mil.

O inquérito será feito por sorteio de bairro e quadra. Os endereços das pessoas que serão testadas estão sendo sorteados com base no mapa digital do município de Goiânia. De posse do endereço, as equipes, cada uma formada por um técnico em saúde e um agente de endemias, abordará o morador e verá se ele tem interesse em participar do inquérito.

Um total de 1,2 mil profissionais vão trabalhar na testagem, sendo servidores da saúde e acadêmicos da UFG. A parceria com a UFG também permitirá que o Centro de Seleção faça a impressão, leitura e processamento dos formulários que serão respondidos pela população.

“Esse inquérito vai nos dar uma ideia de como está a infecção na população. Não vamos privilegiar nenhum distrito porque a circulação do vírus é comunitária, para ver como está a dispersão no município”, aponta o superintendente de vigilância em saúde da SMS, Yves Mauro Ternes. “Com as outra etapas poderemos ter uma ideia melhor de planejamento de leitos hospitalares e de previsão de novas infecções e até de possibilidade ou não de nova flexibilização”, informa.

Teste Rápido

O teste rápido é feito com uma pequena amostra de sangue e o resultado sai em 15 minutos. Ele não detecta especificamente o novo coronavírus, mas os anticorpos produzidos após a infecção, ele aponta se a pessoa testada teve ou não Covid-19.

Check Also

URGENTE: em pesquisa AtlasIntel, Pablo Marçal já ultrapassa Tabata e aparece em terceiro colado em Nunes; veja números

Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, lidera as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *