Cerca de 100 venezuelanos embarcaram num ônibus com destino ao país natal na manhã deste sábado (8), em Boa Vista (RR). O retorno acontece por conta do assassinato de um venezuelano durante uma confusão próximo de um abrigo dos refugiados.
O embarque começou no início da manhã em um acampamento vizinho ao abrigo e foi acompanhado por representantes do Consulado da Venezuela em Roraima. Eles não quiseram conceder entrevista, mas garantiram que a repatriação dos imigrantes em ônibus fretados pelo governo Maduro foi “por livre e espontânea vontade”.
Entre os venezuelanos que embarcaram e os que decidiram ficar os relatos foram os mesmos: há um clima de tensão desde as mortes do brasileiro e do venezuelano e todos temem conflitos na região.
Os imigrantes também disseram que na noite de sexta (7), dois homens passaram em uma moto e atiraram contra o acampamento no entorno do abrigo Jardim Floresta. Não houve feridos. A Polícia Militar, no entanto, diz que não recebeu chamado para a ocorrência. O exército, que cuida do abrigo no entorno, foi procurado, mas ainda não se manifestou.
Com informações do G1