THIBAUT DURAND/HANS LUCAS/AFP/METSUL METEOROLOGIA
Um fenômeno atmosférico incomum envolveu a Suíça e partes do sudeste da França em uma névoa de poeira saariana, resultando em alertas de saúde e um céu tingido de amarelo. A poeira, que também coloriu a neve alpina de laranja, começou a afetar a região na sexta-feira, reduzindo significativamente a luz solar e a visibilidade, além de elevar as concentrações de partículas finas no ar.
A qualidade do ar foi severamente comprometida, principalmente abaixo dos 3.000 metros, com medições indicando altos níveis de partículas na atmosfera. Estima-se que a quantidade de poeira transportada alcançou aproximadamente 180 mil toneladas, o dobro do observado em eventos similares anteriores, conforme relatado pelo meteorologista Roman Brogli.
No sudeste e sul da França, as autoridades excederam os limites de poluição atmosférica no sábado, aconselhando os moradores, particularmente aqueles com condições cardíacas ou respiratórias, a limitarem atividades físicas intensas.
As montanhas e estações de esqui na Itália, França e Suíça, especialmente nos Alpes, foram cobertas por uma camada de neve laranja devido à poeira do Saara. Apesar de ser um evento natural já conhecido, este episódio se destacou pela sua intensidade excepcional.