Entenda o fenômeno raro que deixa a neve laranja na Europa; veja imagens

THIBAUT DURAND/HANS LUCAS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Um fenômeno atmosférico incomum envolveu a Suíça e partes do sudeste da França em uma névoa de poeira saariana, resultando em alertas de saúde e um céu tingido de amarelo. A poeira, que também coloriu a neve alpina de laranja, começou a afetar a região na sexta-feira, reduzindo significativamente a luz solar e a visibilidade, além de elevar as concentrações de partículas finas no ar.

A qualidade do ar foi severamente comprometida, principalmente abaixo dos 3.000 metros, com medições indicando altos níveis de partículas na atmosfera. Estima-se que a quantidade de poeira transportada alcançou aproximadamente 180 mil toneladas, o dobro do observado em eventos similares anteriores, conforme relatado pelo meteorologista Roman Brogli.

No sudeste e sul da França, as autoridades excederam os limites de poluição atmosférica no sábado, aconselhando os moradores, particularmente aqueles com condições cardíacas ou respiratórias, a limitarem atividades físicas intensas.

As montanhas e estações de esqui na Itália, França e Suíça, especialmente nos Alpes, foram cobertas por uma camada de neve laranja devido à poeira do Saara. Apesar de ser um evento natural já conhecido, este episódio se destacou pela sua intensidade excepcional.

Check Also

Até petistas detonam ato de Lula no 1º de maio e definem evento como “fiasco”

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha/Metrópoles, lideranças petistas nos bastidores classificaram o ato do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *