Lula Lança Plano Safra E Diz: ‘Se A Gente Plantar Mais, Não Vai Ter Inflação De Alimento’

Nesta quarta-feira (3), o presidente Lula (PT) afirmou no Palácio do Planalto que “se a gente plantar mais, não vai ter inflação de alimento”. A declaração foi feita após sucessivas altas do dólar e reuniões com a equipe econômica. Durante o anúncio do Plano Safra para Agricultura Familiar, o presidente adotou um tom mais ameno do que em suas últimas entrevistas. A mudança de postura ocorreu após uma reunião fora da agenda oficial com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também nesta quarta-feira (3).

A moeda norte-americana registrou, na terça-feira (2), alta pelo terceiro dia consecutivo, preocupando o governo em relação à inflação dos alimentos, um dos principais componentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em junho. “Se a gente plantar mais, não vai ter inflação de alimento”, reiterou o presidente, cercado por pequenos produtores, cooperativas e movimentos sociais no evento no Planalto.

“A inflação de alimentos se dá quando a gente produz menos que a demanda. Se a gente tiver a produção correta, não faltará produto no supermercado e ninguém precisa aumentar o preço. Porque a gente vai ter excesso de comida neste país”, afirmou Lula durante o lançamento do Plano Safra de Agricultura Familiar.

Os alimentos foram um dos principais impulsionadores do IPCA em junho. As causas são variadas e regionais, explicadas especialmente pela alta do dólar e por fatores climáticos que afetam a produção de diferentes maneiras.

O novo Plano Safra destinado à agricultura familiar prevê um investimento de R$ 76 bilhões, um aumento de 6,2% em relação à safra anterior. O plano visa incentivar a produção sustentável de alimentos saudáveis, garantindo que a oferta atenda à demanda e contribuindo para a estabilidade dos preços e o bem-estar das famílias brasileiras.

 

Fonte: Gazeta Brazil

Check Also

“Twisters”: o que é um tornado e como ele é formado?

Elemento protagonista de “Twisters”, que está em cartaz nos cinemas, os tornados são uma das forças …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *