Alto Araguaia conhece conselheiros tutelares para atuar gestão 2016/2019

A eleição que contou com 2.492 eleitores definiu que cinco mulheres ocuparão as cinco vagas de titulares do Conselho Tutelar

 

Alto Araguaia, MT – O município de Alto Araguaia (Sudeste de Mato Grosso) já conhece os novos conselheiros tutelares que atuarão na gestão 2016/2019. O detalhe é que somente mulheres ocuparão as cinco vagas a partir do dia 10 de janeiro. A eleição que definiu os titulares e suplentes ocorreu durante todo este domingo (04 de outubro) na sede do Rotary Club. O pleito foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram disponibilizadas seis urnas para votação. Cerca de 20 servidores municipais foram escalados para atuar no processo de atendimento aos eleitores e apuração dos votos.

A eleição foi a quinta e última etapa do processo eleitoral para escolha dos conselheiros. A primeira foi a divulgação do período de inscrições, enquanto que a segunda dedicou-se ao prazo para solicitação de impugnação de candidaturas e notificação aos candidatos, a terceira foi a divulgação dos candidatos aptos a concorrer às eleições, enquanto que a quarta foi aplicação do exame. Todas as ações foram coordenadas pelo CMDCA.

A votação ocorreu manualmente, já que urnas eletrônicas só foram disponibilizadas nas capitais do País. A apuração durou cerca de três horas. 2.492 eleitores votaram. Foram registrados 22 votos nulos e apenas um em branco. O número votantes foi 5,2% menor do que registrado na eleição de 2013 realizada no mês de junho com 2.621 eleitores.

APURAÇÃO E AS ELEITAS

Após a apuração de todos os votos, Cláudia Parula Moreira foi reeleita com 299 votos e pontuação geral de 356 pontos. Em segundo lugar ficou a também reeleita Luciney Alves de Rezende que obteve 291 votos e computou 336 pontos. Ivoneide Garcia Paes é outra reeleita. Ela alcançou 278 votos e 323 pontos no geral. Roseli de Moraes ingressa como conselheira ao obter 283 votos e somar 319 pontos. Figurou na quinta colocação Soraia Cristina dos Santos com 255 votos e 297 pontos.

Os suplentes são Katsyene Carvalho Carrijo; Lindinalva David Pereira, Ivailton Rezende Alves, Paula Fernanda Santos Xavier e Lorena de Souza Guimarães.

O presidente do CMDCA disse que a eleição transcorreu dentro da normalidade, parabenizou as conselheiras eleitas e todos os suplentes e agradeceu o chamamento de servidores públicos municipais que trabalharam durante todo o domingo. “Primeiro lugar destacar que a eleição transcorreu dentro da normalidade. Não tivemos qualquer problema e já de antemão parabenizar a todos os conselheiros que serão os principais responsáveis por defender os direitos das crianças e adolescentes nos próximos quatro anos. Quero agradecer aos servidores, às secretarias de Administração, Assistência Social e o prefeito Maia Neto pelo apoio para que o processo transcorresse da melhor forma possível”, disse o presidente Maximillian José Beijo Gonsalez

A partir do dia 06 de outubro os conselheiros eleitos e os suplentes serão convocados para entrevista psicossocial, que será composta por teste psicológico e entrevista com membros do CMDCA. A posse está prevista para dia 10 de janeiro de 2016. Os conselheiros exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva em jornada de 40 horas semanais.

A principal missão dos conselheiros é atuar e trabalhar no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação nos direitos de crianças e adolescentes.

Check Also

PAI É PRESO POR ESFAQUEAR O FILHO DEPENDENTE QUÍMICO EM BARRA DO GARÇAS

Na tarde desta quinta-feira (20), a Força Tática, grupo especializado da Polícia Militar, foi acionada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *