Início » Destaque Coluna » Aparecida de Goiânia contrata laboratório particular para ampliar testagem de Covid-19

Aparecida de Goiânia contrata laboratório particular para ampliar testagem de Covid-19

Para ampliar a realização de testes para Covid-19, a prefeitura de Aparecida de Goiânia contratou um laboratório privado para realizar a testagem de pessoas com sintomas gripais leves de grupos de idosos, trabalhadores da saúde, da segurança pública, portadores de comorbidades e contatos intradomiciliares de casos confirmados e profissionais da saúde que tenham tido contato com essas pessoas, mesmo que não sintam os sintomas.

O teste tipo RT-PCR é que melhor identifica a presença do vírus por meio de secreção respiratória. Para sua realização, o paciente deverá apresentar prescrição médica. Com resultados em 24 horas, a testagem deverá ocorrer em pessoas que tenham sintomas da infecção respiratória causada pelo novo coronavírus há, no máximo, 12 dias. Necessita ter passado por consulta médica,conforme explicou o secretário de saúde, Alessandro Magalhães.

“Os médicos do município vão analisar os sintomas dos pacientes e caso entendam necessário vão notificar os casos e encaminhar para a realização do exame. A coleta do material para o teste será feita nos laboratórios das UPAs Brasicon, Buriti e Flamboyant. Os pacientes receberão os resultados por telefonema da nossa equipe médica e, se necessário, cópia virtual de atestado médico”, informou.

Ainda, Magalhães diz que só devem procurar unidades de urgência, pacientes que estejam com dificuldades respiratórias, além dos sintomas gripais. Consultas devem ser agendadas para sintomas gripais leves pelo 0800-646-1590. Em relação aos testes rápidos, ele disse que a prefeitura estuda a efetividade deste modelo e se comprovado o custo e efetividade, a pretensão é a testagem em massa, em especial, de grupos prioritários.

Para o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), a contratação do serviço particular de laboratório para testar grupos prioritários irá evitar agravamento de pacientes e a disseminação do vírus pela cidade.

Fonte: Jornal Opção

Veja Também

Morre José Pereira Cardoso, fundador do Biscoitos Pereira

O fundador do Biscoitos Pereira, José Pereira Cardoso, morreu na noite de quinta-feira (11) aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.