O Brasil ultrapassou 1 milhão de casos de coronavírus nesta sexta-feira, em dados coletados por consórcios de veículos de imprensa. Até as 14h, haviam 1.009.699 casos confirmados e 48.427 mortes em todo o país. As informações são fruto de uma parceria entre o G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que coletam informações nos 26 estados e no Distrito Federal.
Apesar da provável subnotificação dos casos, já que o país realiza poucos testes de detecção da doença, os números que mostram o avanço da Covid-19 tem avançado vertiginosamente.
Centro-Oeste
Ao contrário do restante do país, que vê uma decrescência nos números, a região Centro-Oeste está com a curva crescendo. Em entrevista ao G1, o diretor-científico da Sociedade Brasileita de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaéz, contou que acredita que o agravamento dos casos tem se dado às flexibilizações nas normas de isolamento social.
“Coincidentemente, Brasília e Goiânia tiveram uma política de isolamento social bem precoce. Brasília fechou as escolas em março e Goiânia teve uma política de fechamento logo na primeira semana dos casos”, disse.
De acordo com último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Goiás passa de 13.366 casos da doença, com 853 registros na última quinta-feira, 18. Ainda, são contabilizados 264 óbitos em todos os municípios goianos.