Uma campanha está arrecadando doações para ajudar voluntários que atuam no combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás. Até esta quinta-feira (16), o fogo, que já dura há cinco dias, destruiu mais de 10 mil hectares de vegetação na região – o equivalente a 10 mil campos de futebol.
A campanha, divulgada nas redes sociais, é organizada pela “Rede Contra Fogo”, que criou uma vaquinha virtual com o objetivo de conseguir dinheiro para comprar água, isotônicos e comida. Os alimentos também podem ser entregues em pontos de coleta espalhados pela cidade de Alto Paraíso.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Luiz Antônio Dias Araújo, nesta quinta-feira o combate às chamas se concentram na região do Vale do São Miguel, onde 35 militares usam sopradores e abafadores para tentar controlar o fogo que se espalha rapidamente.
“Estamos combatendo aquela região com a missão de salvaguardar as fazendas que têm naquela região, o patrimônio e a integridade física dos moradores e dos rebanhos criados por eles”, afirmou.
INCÊNDIO
Na terça-feira (14), o fogo já tinha atingido 8 mil hectares. Por causa do incêndio, o Vale da Lua e a Cachoeira do Segredo foram fechados.
Na quarta-feira (15), o incêndio provocou o fechamento do Parque Estadual Águas do Paraíso, pois uma linha de fogo com 7 km de comprimento começou a se aproximar da unidade.
Fonte:G1