Os cantores Valery Meladze e Zemfira Ramazanova foram alguns dos artistas da Rússia a se manifestarem contra decisão de Putin.
Celebridades russas se juntaram a outras figuras públicas e criticaram a invasão feita pela Rússia em território ucraniano na noite de quarta (23).
Maksim Galkin, um dos mais populares âncoras da televisão russa, afirmou que não tinha palavras para expressar seus sentimentos.
“Não há justificativas para a guerra, eu digo não para guerra”, escreveu Maksim Galkin no Instagram.
O cantor Valery Meladze se manifestou através de um vídeo publicado na mesma rede social. “O que aconteceu hoje é algo que não poderia e não deveria ter acontecido, nunca. Eu imploro que você pare as hostilidades militares e comece as negociações”, pediu a artista, sem citar nomes.
Zemfira Ramazanova, uma das maiores cantoras de rock da Rússia, fez um post dizendo “Não para guerra”.
Ksenia Sobchak, uma popular socialite e jornalista russa, escreveu em seu Instagram: “Estamos todos agora presos nesta situação. Sem saída. Nós, os russos, lidaremos com as consequências do que aconteceu hoje por muitos anos. Agora só vou acreditar nos piores cenários, embora eu venha sendo sempre otimista.”
Segundo o jornal New York Times, ao se posicionarem contra a decisão de Putin, as celebridades colocam suas carreiras em risco, já que o governo controla segmentos da cultura popular da Rússia filtrando o acesso às principais redes de televisão que controla.