Início » Notícias » Agronegócio » China aprova importação de soja Intacta 2 Xtend, confirma Bayer

China aprova importação de soja Intacta 2 Xtend, confirma Bayer

A Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA) liberou o certificado de segurança para importação de soja Intacta 2 Xtend para uso em alimentos e ração. A informação foi confirmada pela empresa Bayer, detentora da tecnologia. Isso significa que os chineses autorizaram o país a comprar essa nova soja de países como o Brasil, que por sua vez poderá produzir e vender a nova tecnologia a partir da safra 2021/2022, após lançamento oficial.

A Bayer já vem realizando diversos testes da nova tecnologia no Brasil, incluindo em escalas maiores, desde 2018. A previsão é que a Intacta 2 Xtend seja lançada aqui no Brasil em 2021.

A nova tecnologia, além de ganhar controle de diversas lagartas alvo, incluindo a helicoverpa armigera, também é resistente ao herbicida dicamba, que será uma importante ferramenta para controle de plantas daninhas resistentes aos produtos atuais.

Segundo nota da Bayer, após a aprovação chinesa, a biotecnologia aguarda agora a aprovação da União Europeia. “A revisão científica da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) em relação à biotecnologia foi concluída em 25 de setembro de 2019 e está pendente de autorização da Comissão Europeia, que está prevista para o final deste ano”, informa a Bayer.

A Bayer ainda reiterou em sua nota que: “Apesar desse importante passo em relação à China, continuaremos com todos os requisitos de segurança (Stewardship) em nossos campos de testes, para a condução da Safra 2020/21, até que a aprovação da biotecnologia ocorra na União Europeia.”

Veja Também

Nuvem de gafanhotos: Argentina diz que controle químico foi satisfatório

Segundo relatório divulgado pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *