Início » Notícias » Agronegócio » Comercialização de soja em Goiás chega a 60% após reação do mercado, calcula Aprosoja-GO

Comercialização de soja em Goiás chega a 60% após reação do mercado, calcula Aprosoja-GO

Em meio às chuvas das últimas semanas, os trabalhos de campo prosseguem em todo o Estado de Goiás. A colheita de soja foi concluída em cerca de 65% dos quase 3,4 milhões de hectares plantados, mas está atrasada na comparação com 2017, quando 80% das lavouras já haviam sido colhidas nesse mesmo período. Os dados são do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária Goiana (IFAG).

Em função do crescimento de 3,3% na área plantada, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) acredita que a produção goiana da oleaginosa deve superar a marca de 11 milhões de toneladas este ano. Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima a safra brasileira de soja em 113 milhões de toneladas.

Mesmo entregando essa grande oferta, o mercado internacional está aquecido. Assim como em outros Estados, a comercialização avançou rapidamente nas últimas semanas em Goiás. Neste momento, a Aprosoja-GO calcula que 60% da produção esperada para esta safra já foi vendida.

Um dos produtores que aproveitou a melhora do mercado para fechar negócios foi o diretor da Aprosoja-GO, Rubens Loyola. Ele, que ainda está colhendo soja em Piracanjuba, no Sul do Estado, avalia que este é um momento interessante para os produtores. Rubens fechou algumas vendas e hoje tem cerca de 40% de sua comercialização comercializada.

Ele conta que, para começar a vender, costuma partir de uma produtividade modesta, de 50 sacas por hectare, e procura chegar na colheita com 30% da produção estimada vendida. Assim, garante o pagamento de pelo menos parte dos custos. “Eu tenho feito vendas picadas, aos poucos vou travando uma pequena quantidade de soja aproveitando os momentos de mercado. À medida que a colheita vai avançando e consolidando a produtividade, eu também tenho vendido mais soja”, afirma Rubens.

Fonte: Sucesso no Campo (por: Laura de Paula/Aprosoja-GO)

Veja Também

Entrevista exclusiva com Luciano Lima, ex-candidato a deputado federal

Em entrevista ao Portal, Luciano Lima diz, entre outras coisas, como foi sua campanha e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *