“Cometa do Diabo” aparece no céu de todo o Brasil; veja qual o melhor momento para observar

O cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como o “Cometa do Diabo”, está visível no céu do Brasil durante todo o mês de abril, mas será mais fácil de observá-lo na próxima semana. Ele atinge o periélio (momento de maior proximidade do Sol) no dia 21 e deve atingir seu brilho máximo no dia 23 de abril, quando estará mais visível.

Embora haja a expectativa de que o cometa seja visível a olho nu, é recomendado o uso de binóculos para uma melhor experiência.

O apelido do cometa faz referência ao seu formato de chifre, resultado da pressão da radiação solar que formou uma espécie de cauda “torta” de gás e poeira. As aparições do Cometa do Diabo costumam ser brilhantes devido a explosões de gás e poeira liberadas debaixo de sua superfície.

Para observar o Cometa do Diabo, procure um local escuro, com poucas luzes artificiais, e olhe na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol.

Em abril, ele estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion. O horário exato de visibilidade varia conforme a região do Brasil, devido à diferença no pôr do Sol.

Na região Norte, o cometa permanecerá visível até aproximadamente 19h50 no Acre, devido à localização do estado no extremo leste do país. No litoral Nordeste, que fica no extremo oeste do Brasil, o cometa será visível entre 17h45 e 18h20.

Devido à proximidade com a Linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste terão uma oportunidade melhor de observar o corpo celeste em comparação com o restante do Brasil. O cometa deve aparecer próximo ao horizonte.

FONTE: terrabrasilnoticias

Check Also

Para metade dos brasileiros o Brasil está indo na direção errada; veja números da pesquisa

Uma pesquisa recente realizada pelo instituto Genial/Quaest revelou que metade dos brasileiros acredita que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *