Curiosidade| Como surgiu Jataí?

A cidade de Jataí constitui-se na última fase da expansão do gado que, vindo da região Leste do Brasil, através do rio São Francisco, tomou conta de Minas Gerais e veio até Goiás e Mato Grosso. Até essa época, a região sudoeste de Goiás era pouco conhecida, envolta em perigos e mistérios. Mas, sustentados pelo sonho desenvolvimentista, os primeiros desbravadores chegaram à região, ignorando quaisquer obstáculos.

Em setembro de 1836, Francisco Joaquim Vilela e seu filho José Manoel Vilela, procedentes de Espírito Santo dos Coqueiros, município de Lavras do Funil, hoje cidade de Coqueiral, no estado de Minas Gerais, entraram pelo leste, através de Rio Verde, nos sertões do sudoeste goiano, onde montaram uma fazenda de criação de gado às margens do rio Claro e ribeirão Ariranha.

Em 1837, o jovem José Carvalho Bastos, proveniente de Franca, em São Paulo, acompanhado de sua esposa Ana Cândida Gouveia de Morais, chegou à região através de Santana do Paranaíba, em busca de boas terras goianas, e se instalou às margens do Ribeirão Bom Jardim.

Do encontro dos dois pioneiros, ficou acertado, amigavelmente, de modo definitivo, simples e prático, que as terras banhadas por águas da margem esquerda do Ariranha pertenceriam aos Vilelas, e as percorridas por afluentes do Bom Jardim seriam dos Carvalhos.

Posteriormente, formou-se, então, o primeiro núcleo de povoação, com terreno doado por Francisco Joaquim Vilela e sua mulher Genoveva Maximina Vilela, recebendo o nome de Paraíso. Em 17 de agosto de 1864, o Presidente da Província de Goiás elevou, à categoria de Freguesia, a Capela do Divino Espírito Santo de Jataí, criando assim o Distrito de Paraíso de Jataí. Em 9 de julho de 1867, foi lançada a pedra fundamental da Igreja, pelo padre Antônio Marques Santarém. Em 28 de julho de 1882, de acordo com a resolução nº 668, foi lançada a pedra fundamental, criando o município de Paraíso. Em 2 de fevereiro de 1885, recebeu o nome de Jataí. No entanto, foi, através da Lei Estadual nº 56, de 31 de maio de 1895, que a sede do município se elevou à categoria de cidade de Jataí, por imposição do tenente-coronel José Manoel Vilela. A comarca de Jataí foi implantada em 21 de julho de 1898, desmembrando-se judicialmente de Rio Verde.

Devem, dentre outras, ser inseridas, como marcos da história local, as seguintes efemérides: primeiro, o comício de 4 de abril de 1955, no qual o candidato a presidente, Juscelino Kubitschek, anuncia a sua candidatura a presidente da República e promete, após a pergunta de Toniquinho, transferir a Capital Federal para o Planalto Central do Brasil, tudo sob a liderança de Serafim de Carvalho. Por isso, Jataí foi consagrada como cidade-mãe da Capital Federal. Depois, a eleição de José Feliciano Ferreira, primeiro jataiense a eleger-se ao governo do estado; a inauguração do Campus Avançado de Jataí (Universidade Federal de Goiás) a 19 de dezembro de 1980, na administração do prefeito Mauro Bento e no reitorado do professor José Cruciano de Araújo; a eleição de outro jataiense ao governo do estado, o peemedebista Maguito Vilela; e a recente inauguração da Cidade Universitária José Cruciano de Araújo do Campus da UFG, a 14 de junho 2011, na administração do prefeito Humberto de Freitas Machado.

Fonte: wikipedia

Check Also

Anvisa proíbe marca famosa de shampoo e exigiu retirada das prateleiras

Foto: Reprodução/ Internet A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma entidade governamental brasileira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *