A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), em Anápolis, realiza uma campanha em parceria com abrigos para a adoção de idosos para passar o Dia dos Pais. Segundo a Polícia Civil, o objetivo do projeto “Adote um Idoso” é proporcionar a cerca de 100 pessoas que vivem em abrigos da cidade a experiência de serem visitados em datas comemorativas.
De acordo com o delegado Manoel Vanderic, o projeto foi iniciado há 12 anos visando reduzir a solidão entre os moradores dos abrigos e acontece tanto no Dia das Mães quanto no Dia dos Pais.
As visitas serão realizadas entre quinta-feira (11) e domingo (14), nos períodos da manhã e da tarde.
“Nas datas comemorativas esses idosos sentem uma carência muito maior. A ideia é que a visita seja individualizada e que se dedique tempo e atenção à pessoa adotada”, explicou o delegado.
O único dos quatro abrigos participantes da campanha que ainda possui pessoas a serem adotadas é o Abrigo São Vicente. Até a noite desta terça-feira (2), nele ainda havia 12 idosos disponíveis. Ao todo, participam do projeto:
- Abrigo São Vicente;
- Abrigo Monte Sinai;
- Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro;
- Abrigo Jesus Cristo é o Senhor.
Outro objetivo da campanha, segundo o delegado, é a criação de um vínculo entre o idoso e a família que o adotou, para que eles possam visitar esse idoso no abrigo ao longo do ano.
“Isso tem efeito positivo para os dois lados. Abrigos são quase um local de descarte dos idosos e a campanha humanizou um pouco o convívio”, pontua Manoel.
Para a a campanha foi criada uma lista com o nome dos idosos e um presente a ser comprado para cada um deles e entregue durante a visita. Para participar, basta entrar em contato com a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Anápolis, por meio do telefone: (62) 3328-2736.
No entanto, o delegado ressalta que a delegacia não fará o recebimento dos presentes em questão, uma vez que a visita aos idosos é o objetivo principal da campanha.
“O mais importante é a visita”, ressaltou.
A lista de presentes conta com itens de necessidade básica escolhidos pelos idosos, como camisetas, tênis, chinelos, entre outros.
Fonte:G1