Detergente Ypê: saiba o que causou suspensão e recall de lotes do produto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu diversos lotes do detergente Ypê devido ao risco de contaminação biológica nos produtos. A fabricante Química Amparo reconheceu uma mudança no cheiro dos detergentes, mas assegurou que isso não implica riscos à saúde ou segurança dos usuários.

A contaminação envolve microrganismos como bactérias, fungos e vírus, que podem provir de várias fontes, como água, mãos e equipamentos. O biomédico Mário Oliveira explicou que empresas que produzem itens alimentícios ou de limpeza adotam processos de esterilização para remover qualquer tipo de contaminação do ambiente.

A Anvisa recebeu reclamações de consumidores sobre um odor desagradável e uma coloração mais escura no produto, indicando um fenômeno conhecido como turbidez. O perigo para a saúde varia conforme a quantidade e o tipo de microrganismo presente, com bactérias não fermentadoras frequentemente encontradas nesses casos.

Como medida de precaução, a Anvisa mantém amostras dos produtos para facilitar a identificação e o rastreamento de problemas. Os lotes comprometidos incluem diferentes tipos de detergente Ypê, como Ypê Clear Care, Ypê Coco, Ypê Capim Limão, Ypê Limão, Ypê Maçã e Ypê Neutro.

A Anvisa esclareceu que os riscos à saúde são minimizados, pois o produto é enxaguável e tem contato rápido com a pele. Altos níveis de contaminação, se ocorrerem, são facilmente identificáveis pelo consumidor devido ao mau cheiro e turbidez, o que inviabiliza o uso.

FONTE: terrabrasilnoticias

Check Also

URGENTE: em pesquisa AtlasIntel, Pablo Marçal já ultrapassa Tabata e aparece em terceiro colado em Nunes; veja números

Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, lidera as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *