Início » Destaque Geral » Dicas para se prevenir da gripe H1N1 (Gripe A)

Dicas para se prevenir da gripe H1N1 (Gripe A)

Dicas para prevenir-se da gripe H1N1

  • Vacina

vacinação é a forma mais eficiente de proteção contra a gripe. Ela é feita anualmente, pois os vírus causadores da gripe sofrem mutações, sendo fundamental acompanhar as mudanças para que a vacina produzida seja realmente eficiente. Além disso, é importante acompanhar e conhecer os tipos que estão circulando na população. Em 2016, a vacina distribuída pelo Ministério da Saúde garante proteção contra o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e uma cepa (linhagem) de Influenza B.

A vacinação contra H1N1 pode ser feita em estabelecimentos particulares e públicos quando começarem as campanhas de vacinação. Na rede pública de saúde, o fornecimento de vacinas depende da classificação do paciente em algum dos grupos a seguir: gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de seis meses e menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

  • Outras formas de prevenção

Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Essas gotículas podem entrar em contato com outra pessoa, causando sua contaminação, ou ainda cair em superfícies que podem contaminar outros indivíduos. Diante das formas de contaminação, fica claro que a prevenção está diretamente ligada à higiene.

Entre as principais ações que devem ser feitas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1, podemos citar:

  • Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;
  • Utilizar lenços descartáveis;
  • Deixar o ambiente sempre ventilado;
  • Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
  • Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
  • Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;
  • Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Veja Também

Traficante abandona mala com 25 tabletes de drogas em ônibus que seguia para Goiânia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na BR-060, em Abadia de Goiás, uma mala com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *