Efeito Milei: Argentina anuncia primeiro superávit trimestral em 16 anos; VEJA VÍDEO

O presidente argentino, Javier Milei, anunciou nesta segunda-feira (22 de abril de 2024) que o setor público do país registrou o terceiro superávit mensal consecutivo em março, totalizando 275 bilhões de pesos.

Durante seu pronunciamento, o presidente ultra-liberal destacou que esse excedente representa 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre, marcando a primeira vez desde 2008 que essa marca é alcançada.

Em relação à inflação, o mês de março registrou uma taxa mensal de 11%, indicando uma desaceleração em comparação com os 13,2% do mês anterior.

No entanto, a inflação anual na Argentina atingiu 287,9% no mesmo período, o maior patamar desde fevereiro de 1991. Isso representa um aumento de 11,7 pontos percentuais em relação aos 276,2% registrados em fevereiro.

Vale ressaltar que o pico da inflação argentina ocorreu durante a posse de Milei em dezembro de 2023, quando atingiu 25,5% ao ano. O governo Milei tem implementado medidas de corte de gastos públicos para conter a inflação.

“Pela gravidade da situação que herdamos, vimos que nós argentinos não tínhamos mais tempo para um novo experimento gradualista, e avançamos no programa de estabilização de ‘choque’, o mais ambicioso da história”, declarou no pronunciamento.

FONTE: terrabrasilnoticias

Check Also

Saiba quem é o pastor que fazia ‘unção’ de órgãos genitais e tinha relações com fiéis

Preso preventivamente, o pastor Sinval Ferreira (foto em destaque), 41 anos, é o religioso alvo da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *