Efeito Milei: Bolsa da Argentina sobe mais de 20% nas primeiras horas de negociação depois da eleição

Nesta terça-feira, 21, a Bolsa da Argentina abriu com alta de mais de 20% nas negociações depois da eleição de Javier Milei para a presidência do país no domingo 19.

A alta foi de 21,23% aos 782.027 pontos segundo dados da Economática, conforme divulgado pela revista Exame. O efeito também foi positivo na Bolsa de Valores de Nova York.

Ações de empresas argentinas sobem na Bolsa de Nova York um dia depois da eleição de Milei

Na segunda-feira 20, um dia depois da vitória de Milei, as ações de algumas empresas do país na Bolsa de Valores de Nova York acumularam alta de até 17% no “pré-market”, que antecede a abertura do pregão. Os títulos argentinos também tiveram alta de 6% depois que Milei virou o novo presidente eleito da Argentina.

Enzo Pacheco, analista de mercados internacionais da Empiricus, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que o desempenho positivo da Argentina na Bolsa está ligado à expectativa de que Milei coloque em prática as suas promessas liberais de campanha, que atingem diretamente a economia local.

“Para as empresas, são medidas positivas, como a redução dos gastos públicos, maior participação do capital nos negócios e dolarização da economia”, disse Pacheco.

Para o analista, ainda não é possível dizer se o desempenho positivo das empresas argentinas se manterá no longo prazo, devido aos possíveis obstáculos que Milei terá para implementar suas propostas. Ele classifica a alta das ações como “especulação” no mercado de capitais.

“A respeito de dolarizar a economia, por exemplo, algumas estimativas apontam que ele deveria ter cerca de US$ 40 bilhões no Banco Central Argentino para conseguir colocar esse plano em prática”, explicou Enzo Pacheco. “Mas hoje a entidade monetária argentina está quase zerada de reservas de moeda americana.”

O resultado positivo atual atingiu até mesmo as estatais. A YFP, do setor energético, disparou 17,71% com a eleição de Milei. Já a petroleira Vista teve alta de 3,42%. A Pampa Energía teve alta de 12,41%

Revista Oeste

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Check Also

URGENTE: em pesquisa AtlasIntel, Pablo Marçal já ultrapassa Tabata e aparece em terceiro colado em Nunes; veja números

Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, lidera as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *